Max é uma linguagem de programação visual simples e intuitiva -- agora também para as plataformas windows --, onde se programa, ligando objectos/funções/caixinhas umas às outras, através de um interface gráfico. É uma linguagem de programação ideal para fins artísticos, pela facilidade com que se pode programar, e com a velocidade com que se aprende, e pelas infinitas possibilidades de conjugação que oferece, pelo que o Max pode, virtualmente, controlar e/ou sintetisar através de qualquer media electrónico.

Os conjuntos de objectos MSP e JITTER, que operam dentro do Max, permitem a síntese/manipulação, em software e em tempo-real, de sons e imagens. Os milhares de objectos third-party que existem para o Max permitem uma ainda melhor e mais abrangente especialização.

Este ambiente de programação visual é usado no mundo inteiro, principalmente por artistas que querem programar e desenvolver eles próprios os seus projectos, procurando uma maior riqueza que o software já feito (ready made) não permite. O ambiente de programação é utilizado principalmente para composição de sons e imagens electrónicas, criação de ambientes áudio-visuais interactivos e dinâmicos, performances electrónicas locais ou em rede, e é também utilizado como suporte de tecnologias interactivas em artes performativas ou instalações.

Nenhum comentário: